Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Como medir o calor:...

Como medir o calor: aprenda a diferença entre temperatura, índice de calor e sensação térmica

O calor que sentimos na pele não pode ser medido apenas pela temperatura do ar. Indicadores como a umidade podem interferir de forma expressiva nessa sensação – e a medida que define isso é o Índice de calor. E quando se fala em frio, a velocidade do vento pode diminuir ou intensificar a sensação térmica. Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicam a seguir como calcular o índice de calor (verão) e a sensação térmica (inverno).

Índice de calor

Essa medida define a intensidade do calor que a pessoa sente, com base na temperatura e na umidade do ar. “As pessoas têm o suor como mecanismo de perda de calor. Ele evapora com o calor da pele, reduzindo sua temperatura. Mas a água em forma de vapor, no ar, reduz essa taxa de evaporação do suor da pele”, observa Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.

No site da Epagri/Ciram, é possível calcular o índice de calor colocando a temperatura e a umidade relativa do ar (clique aqui para obter esses dados em SC).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Sensação térmica

É a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento.

“Em um país tropical como o Brasil, o conceito de sensação térmica é pouco importante e conhecido, embora as pessoas saibam que o vento e a brisa refrescam. Mas em países frios, a redução da temperatura provocada pelo vento pode causar problemas sérios de saúde, como a hipotermia”, aponta Gilsânia.

No site da Epagri/Ciram, é possível calcular a sensação térmica inserindo a temperatura e a velocidade do vento.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por que a temperatura dos termômetros de rua não é oficial?

Os termômetros de ruas estão expostos ao sol, ao vento, em local com asfalto e muitas vezes no meio de prédios e construções em geral, o que aumenta muito a temperatura registrada. Nos carros, o calor fica armazenado e, normalmente, os termômetros também vão marcar temperaturas mais altas.

Como se mede a temperatura oficial?

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabeleceu alguns critérios, padrões e recomendações para a instalação de estações meteorológicas e a leitura dos instrumentos. “Esses procedimentos são adotados de maneira oficial no mundo inteiro, possibilitando uma conformidade nos dados meteorológicos observados, em qualquer parte do planeta”, esclarece a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram.

Os instrumentos meteorológicos devem ficar em abrigos específicos, para que as intempéries e a ação dos raios solares, diretos ou refletidos, não interfiram tanto na medição. Quando o assunto é “recorde” de temperatura máxima ou mínima, comumente escutamos “temperatura medida na sombra”. Essa “sombra” é justamente o abrigo meteorológico.

Foto: Divulgação / Epagri

Os abrigos, geralmente de madeira, têm persianas duplas em todas as faces, que permitem uma pequena circulação de vento no interior, e ficam instalados a cerca de 1,2m do solo. A estrutura é pintada na cor branca, para reduzir o superaquecimento provocado pela radiação solar. “A cor branca tem elevado grau de refletividade e, com isso, reduz-se o aquecimento interno excessivo dos instrumentos”, conta Laura. Medições de temperatura do ar máxima e mínima devem ser feitas à sombra, evitando chuva, vento e outros fenômenos adversos.

Saiba mais no site da Epagri/Ciram.

Mais informações:
Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, meteorologistas
(48) 3665 5007 ou 3665 5008

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support