Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Com apoio técnico do...

Com apoio técnico do Estado, município de Painel é bom exemplo de ações na Assistência Social em Santa Catarina

Muito além de garantir aporte financeiro, uma das principais funções da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) é dar apoio técnico para que os municípios possam executar bem as políticas públicas, um trabalho que faz a diferença e beneficia diretamente a população. Com a parceria do Governo do Estado, algumas cidades acabam se destacando nas ações da Assistência Social como é o caso de Painel.

O município da região serrana, que conta com pouco mais de 2 mil habitantes, serve de inspiração pelas boas práticas, pois oferece todos os atendimentos necessários para sua população no que diz respeito às políticas públicas da Assistência Social.

Representantes de Painel estiveram na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família para apresentar os dados de 2022. De acordo com o relatório o número de atendimentos cresceu em diversos setores. No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por exemplo, os atendimentos aumentaram 31,26% em relação ao ano anterior.

Destacam-se principalmente as ações de prevenção, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende atualmente 64 crianças e adolescentes, e  o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que acolhe 182 famílias, serviços essenciais pois evitam que situações mais complexas, como a violação de direitos aconteça. 

“Painel é um exemplo para os municípios de porte pequeno porque consegue oferecer serviços de qualidade para os 2.352 habitantes e serve de inspiração para outras cidades que também podem realizar um excelente trabalho. Aqui na Secretaria estamos à disposição de todos os municípios para garantir que todos estejam preparados para prestar o melhor atendimento aos cidadãos. Precisamos cuidar das pessoas principalmente com ações preventivas da Assistência Social”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten.

Nesse contexto, a SAS capacita os municípios para que desempenhem de forma correta os serviços e programas de assistência social. Somente no ano passado foram realizadas 46 capacitações sobre com os temas: Formulários do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil, Capacitação dos Trabalhadores e Controle Social do SUAS em SC, o CapacitaSuas.

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support