Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Colombo recebe comitiva argentina...

Colombo recebe comitiva argentina do Chaco para tratar de integração na América do Sul

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta terça-feira, 23, em Florianópolis, uma comitiva do governo da província argentina do Chaco para tratar de iniciativas para integração na América do Sul. O governador do Chaco, Jorge Capitanich, também é presidente da Zona Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul) e entregou à Colombo a proposta para inclusão de Santa Catarina à instituição, defendendo que os catarinenses são parceiros “estratégicos e naturais” nesta iniciativa. Até hoje, o único estado brasileiro que faz parte da Zicosul é o Mato Grosso do Sul.

O mesmo convite foi feito aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Colombo, atual presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), elogiou a iniciativa e propôs que Capitanich participe da próxima reunião dos governadores do Codesul para detalhar a parceria. “É uma proposta muito interessante, o Mercosul não está mantendo a representatividade que esperávamos e precisamos dessa integração”, avaliou Colombo. O próximo encontro do Codesul deve ser realizado no Mato Grosso do Sul, mas a data ainda não está confirmada.

O objetivo principal da Zicosul, que atua desde 1997 mantida por governos e empresários, é promover a inserção das regiões representadas no cenário internacional, desenvolvendo o comércio exterior, além de incentivar a integração social e cultural entre os estados. Hoje, seis países participam do bloco. São nove províncias da Argentina, oito departamentos da Bolívia, quatro regiões do Chile, todos os departamentos do Paraguai, quatro departamentos do Peru e o estado de Mato Grosso do Sul como único representante brasileiro.

Capitanich diz que a Zicosul também trabalha para fortalecer a integração regional impulsionando projetos de obras de infraestrutura, identificando fontes de financiamentos com organismos internacionais.

O encontro desta terça foi realizado na Casa D’Agronômica e contou com a presença do consultor geral da secretaria executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani; do ministro da Indústria e Emprego do Chaco, Sebastián Agostoni; da secretária de Investimentos e Assuntos Internacionais do Chaco, Thereza Durnbeck; e do cônsul argentino em Santa Catarina, Emilio Julio Neffa.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Alexandre Lenzi, que acompanhou o governador no evento. O celular do assessor é (48) 8843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa

As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.brou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support