Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Cohab/SC completa 50 anos...

Cohab/SC completa 50 anos de história nesta sexta-feira

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) comemora 50 anos de história nesta sexta-feira, 14, em cerimônia realizada no prédio sede, localizado no Bairro Estreito, em Florianópolis, a partir das 15h. A empresa, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, é responsável pela política habitacional no território catarinense. Em cinco décadas de existência, mais de 66,3 mil famílias de todos os municípios do Estado foram beneficiadas com a moradia própria.

Criada com a finalidade de reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, a Cohab atua na aquisição e na legalização de áreas, na elaboração de projetos e estudos técnicos sobre o setor de habitação, na captação de recursos, na  medição e na fiscalização de obras, além da comercialização de imóveis e acompanhamento sócio comunitário. A Companhia possui um corpo funcional com 95 empregados distribuídos entre a sede (Florianópolis), cinco escritórios regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e Videira) e dois escritórios de apoio (Canoinhas e São Miguel do Oeste).

Nos últimos 50 anos, firmou parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, prefeituras, empresas privadas, cooperativas, sindicatos e organizações não governamentais para a implantação de diversos programas. As linhas de ações desenvolvidas compreenderam a construção de conjuntos habitacionais, financiamento de unidades isoladas urbanas e rurais, urbanização de assentamentos, reformas e ampliações de moradias, regularização fundiária e recuperação e reconstrução de habitações danificadas devido a fenômenos climáticos.

Para o diretor presidente da empresa, Ronério Heiderscheidt, a ocasião servirá para reforçar a importância do papel da Companhia, que tem como principais beneficiados as famílias catarinenses com renda de até três salários mínimos. “A moradia é um direito social assegurado na Constituição, sendo a habitação uma necessidade básica, essencial para uma vida digna. Celebrar esta data será também reconhecer o trabalho de todos aqueles que foram fundamentais por uma mudança significativa de milhares de cidadãos”, afirmou.

Para este ano, os projetos da Cohab preveem a parceria com o Ministério das Cidades na execução da terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural e uma nova edição do Programa Cohab Cidadã, que garante subsídios para reformas e ampliações em moradias.

Informações adicionais para a imprensa
Maykon de Oliveira Bento
Assessoria de Imprensa Cohab
Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina – Cohab 
E-mail: maykon@cohab.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-7177 / 99176-4016
Site: www.cohab.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support