Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cidasc entrega prêmios do...

Cidasc entrega prêmios do Projeto Sanitarista Júnior e presta conta de atividades de 2016

sanitarista junior 20161209 1198345054

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Miguel do Oeste realizou nesta sexta-feira, 9, a entrega de prêmios do concurso de redação do Projeto Sanitarista Junior e também prestou contas, apresentando as principais atividades realizadas em 2016. O evento aconteceu na sede da Cidasc e reuniu autoridades, profissionais da Companhia, pais, alunos, professores e convidados.

O coordenador do projeto, Fábio Trevizol, lembra que as redações foram avaliadas por ele e mais dois profissionais da Cidasc de Florianópolis. “Foi uma tarefa difícil, pois todos os textos eram muito bons. O importante é sentirmos que alcançamos o objetivo com projeto”, destaca.

O Sanitarista Júnior tem por objetivo geral formar agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. O gerente da Companhia de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, explica que o trabalho foi desenvolvido em parceira com as escolas municipais de São Miguel do Oeste. “É uma forma de divulgarmos o trabalho da Cidasc e, principalmente, conscientizar as pessoas da importância do mesmo”, afirma.

A aluna Taís Christ da, EM Waldemar Antonio Von Dentz, ficou em primeiro lugar, e Eduarda Kretshmer, da EM Marechal Arthur da Costa e Silva, em segundo. As duas receberam um tablet como prêmio. Em terceiro lugar, ficou a estudante Ana Laura Staer, da EM Marechal; em quarto o aluno Felipe Bleuten, da EM Juscelino K. de Oliveira; e em quinto, Vanessa Dalchiavon, da EM Padre José de Anchieta. Estes receberam uma cesta de prêmio.

Prestação de contas

O gerente da Cidasc e demais profissionais da companhia apresentaram também as principais atividades desenvolvidas no ano de 2016. Trombetta destacou que a região de 22 municípios tem hoje cerca de 7.361,69 aves; 511.619 suínos; 487.409 bovinos. Além disso, foram realizadas 782 fiscalizações em propriedades rurais e 89 em propriedades de risco. “Isso representa 273 fiscalizações a mais que em 2015”, constata.  

O alerta ainda está no trabalho de suspeita e foco de brucelose e tuberculose que foram 107 atendimentos em 2015 e 223 em 2016. “Tivemos, até novembro deste ano, 31 bovinos contaminados por brucelose e 410 com tuberculose. É um dado preocupante que nos faz ficar atentos e certos de que o trabalho de prevenção precisa ser fortalecido”, declara.

Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / (49) 8837-7422
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support