Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Chapecó sediará a primeira...

Chapecó sediará a primeira ação do Programa Gente Catarina nesta quarta

 Foto: Maurício Vieira/Secom

O Programa Gente Catarina (GC), do Governo do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo principal melhorar a vida das pessoas, por meio da elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), iniciou no ano passado em cinco municípios da Serra Catarinense. De lá para cá, com as ações ampliadas para mais municípios, já é possível ver grandes avanços. E nos próximos dias, será a vez dos municípios do Oeste receberem as ações do Gente Catarina. Para iniciar os trabalhos na região, será realizado nesta quarta-feira (29/06), um encontro com secretários municipais de Saúde, coordenadores da Atenção Primária à Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e representantes da Secretaria de Educação e Assistência Social dos 16 municípios que fazem parte do GC no Oeste. A atividade será realizada no auditório da UDESC/Chapecó, com início às 08h30.

Na oportunidade, o tenente-coronel Frederick Rambusch, da coordenação do Programa, fará uma apresentação sobre o Gente Catarina. Na sequência, a Saúde apresentará as ações que serão desenvolvidas nos municípios para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), com objetivo de reduzir a mortalidade infantil (em menores de 1 ano) e a mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus) na população entre 30 e 69 anos.

Avanços do Programa na Serra

Uma das ações do Gente Catarina, realizada na Serra Catarinense, local onde iniciou o Programa, é a capacitação de 1,5 mil profissionais da saúde com foco na revisão de protocolos de Atenção Primária à Saúde, com destaque para um maior e melhor acolhimento da gestante, garantindo uma gestação e nascimento saudável. O resultado, em São Joaquim, por exemplo, foi a redução de 14% para 6% da mortalidade infantil.

Já é possível ver, também, grandes conquistas na área da Educação, como o retorno de aproximadamente 200 estudantes para a sala de aula na região de São Joaquim. “Quando a gente fala de uma região que não tem um conjunto populacional tão grande, se comparado por exemplo com o Vale do Itajaí ou o Norte do estado, 200 estudantes retornando para a sala de aula é algo extremamente significativo, e esses estudantes estão em sala de aula focados em olhar para os seus territórios, para sua perspectiva de vida, e com base nisso, no médio e longo prazo, construir territórios adequados para fins de desenvolvimento sustentável”, destaca o tenente-coronel Frederick Rambusch.

Sala de Situação no Oeste

O principal objetivo do Gente Catarina é elevar o IDH de 61 municípios do estado que estão abaixo da média estadual. Chapecó é uma das cidades que conta com uma base do projeto, junto a Rio do Sul, Lages e Caçador. A sala de situação do Gente Catarina no Oeste, que está localizada no Pollen Parque Científico e Tecnológico, conta com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, vinculados às respectivas secretarias estaduais. Ao longo do projeto, eles trabalharão em levantamento de dados, monitoramento e acompanhamento das ações em cada município, para que possam ser tomadas as melhores decisões, pensando na melhoria da qualidade de vida da população.

Num primeiro momento, serão atendidos pelo Gente Catarina os municípios de Anchieta, Campo Erê, Romelândia, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. Mais tarde, outros 11 municípios serão contemplados pelas ações do Programa: Abelardo Luz, Bandeirante, Caxambu do Sul, Coronel Martins, Entre Rios, Ipuaçu, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e São Bernardino.

Texto: Gabriel Kreutz

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support