Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. CGE promove palestra sobre...

CGE promove palestra sobre o papel da ouvidoria na melhoria da gestão pública

Arte: Gabriela Constantino

As manifestações feitas pelos cidadãos ao canal da Ouvidoria podem e devem servir como subsídios para a melhoria da gestão pública. Esse foi o tema do Roda de Ouvidoria desta quarta-feira, 10, evento on-line promovido trimestralmente pela Controladoria-Geral do Estado com a rede de ouvidores do Executivo estadual. 

O assunto foi apresentado pelo administrador Mário Nélson Alves Júnior, membro da Associação Brasileira de Ouvidorias e especialista na área. “Inove processos, produtos e serviços em sua organização ouvindo o cliente cidadão. Este deve ser o mantra do ouvidor, um parceiro interno da qualidade e agente de melhoria da gestão”, destacou. 

Alves Júnior foi ouvidor e responsável pela implantação da ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina no final da década de 90. Para ele, a ouvidoria não pode se limitar a receber manifestação e enviar resposta. “O cidadão não espera que a instituição seja perfeita, o que ele quer é que ela corrija seus problemas”. 

Segundo a ouvidora-geral do Estado, Marina Rebelo, um novo sistema informatizado de ouvidoria será desenvolvido e permitirá o cadastramento de mais informações sobre as manifestações, facilitando as análises dos ouvidores sobre os relatórios gerados. “Hoje o sistema já disponibiliza relatórios gerenciais, mas queremos gerar mais informações que auxiliem no aperfeiçoamento dessas análises”.

Desde 2019, a Ouvidoria-Geral do Estado é ligada à CGE, órgão central do sistema de ouvidoria. No 1º trimestre de 2023, o canal recebeu 7.400 manifestações, um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2022. As manifestações de Ouvidoria são recebidas principalmente por meio do telefone 0800-644-8500, das 13 às 19 horas, no site www.ouvidoria.sc.gov.br e por atendimento presencial nas ouvidorias dos órgãos e entidades do Executivo estadual.

Informações para a imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br
Fone: (48) 99128-1980
Site: www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support