Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. CGE é finalista do...

CGE é finalista do Prêmio Inovação Catarinense com ferramenta que amplia controle das compras 

Crédito imagem: Gabriela Constantino/CGE

A Controladoria-Geral do Estado é uma das três finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer na categoria Governo Inovador. O projeto que concorre ao primeiro lugar foi responsável pelo desenvolvimento de um robô e um painel que amplia o controle prévio das compras públicas. A premiação é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

Para o controlador-geral Cícero Barbosa, o reconhecimento do prêmio da Fapesc se soma aos contatos que a CGE já recebeu de outros órgãos de controle interessados em replicar o projeto em suas unidades. “É uma inovação desenvolvida inteiramente pela equipe da CGE e com resultados relevantes para as contas públicas. Com sua utilização, a CGE alcançou um benefício potencial de R$ 40 milhões em apenas uma licitação monitorada em 2022”, destaca Cícero Barbosa, controlador-geral do Estado. 

O projeto foi desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIES/CGE) e teve como embrião a dissertação de mestrado do atual coordenador da área, Vander Veras. Ele propôs a integração da base de dados de todas as licitações e contratos solicitados pelos órgãos do Governo a uma plataforma de business intelligence (BI). 

Um detalhe importante: a base de dados utilizada pelo BI é anterior à publicação dos editais no Diário Oficial do Estado (DOE), permitindo um controle preventivo. A integração deu origem ao Painel de Controle Organizacional Prévio para Análises Sistêmicas (Copas) na plataforma de BI da CGE. 

“O painel potencializou o monitoramento prévio das licitações por parte da equipe da Auditoria-Geral. Em 2022, foram cadastradas 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras”, reforça Veras. 

O projeto também inclui uma inteligência artificial, batizada de Cintia, sigla para Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. A IA captura volumes de informações do Diário Oficial impossíveis de serem inspecionados manualmente e integra esses dados aos painéis de business intelligence da CGE.

Informações para a imprensa:
Cléia Schmitz 
Assessoria de Imprensa 
Controladoria-Geral do Estado 
E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br 
Fone: (48) 99128-1980 Site: www.cge.sc.gov.br
E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br 
Fone: (48) 99128-1980 Site: www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support