Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. CGE apresenta aos novos...

CGE apresenta aos novos gestores programa que busca reduzir riscos de integridade como fraudes e subornos

A Controladoria-Geral do Estado está fazendo uma maratona de visitas aos novos secretários e presidentes de órgãos e entidades para apresentar o Programa Estadual de Integridade e Compliance.

A proposta é sensibilizá-los para a execução de ações que diminuam os chamados “riscos de integridade”, como fraudes, subornos, infrações, abuso de poder e assédio sexual ou moral.


São situações que podem favorecer ou facilitar a prática de atos de corrupção e outras condutas que têm potencial para impedir, atrasar ou prejudicar a correta atuação dos órgãos ou das entidades.

A prevenção é bem mais eficaz e econômica do que a implementação de medidas corretivas”, explica o Controlador-Geral do Estado, Cícero Barbosa.

O programa já foi apresentado aos novos gestores do Detran, Escola de Governo (ENA), Fapesc, Porto Imbituba, Secretaria de Articulação Nacional, Secretaria da Agricultura, Udesc e Polícia Militar.

Nesta semana estão agendadas visitas à Procuradoria-Geral, Polícia Civil, Imetro e Corpo de Bombeiros Militar. A meta é visitar todos os órgãos e entidades do Poder Executivo até o dia 4 de abril, quando será realizado um evento de lançamento do Ciclo 2023 do programa.

Atualmente, 44 órgãos e entidades do Executivo estadual já têm em suas mãos um Plano de Integridade e Compliance com ações definidas para mitigar os riscos, incluindo a CGE.

O órgão de controle mapeou mais de 1600 riscos de integridade por meio de diferentes instrumentos, entre eles, uma consulta on-line aos servidores.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support