Celesc trabalha para minimizar consequências dos fenômenos climáticos
Nessa época, devido à posição geográfica e ao relevo acentuado, Santa Catarina sofre forte influência de frentes frias, massas tropicais e polares. Essas condições climáticas podem resultar em chuvas fortes, vendavais, tornados, enchentes, geadas e/ou variações sazonais intensas de temperatura, trazendo sérias consequências para a população, inclusive a interrupção do fornecimento de energia elétrica.
Por se tratar de ação climática, a Celesc não tem como eliminar o problema e evitar a falta de energia, mas trabalha permanentemente para minimizar as suas consequências. São planejadas ações em várias frentes, que passam por investimentos na construção de redes compactas e/ou isoladas, disponibilização de equipes extras para atendimento de emergência nos períodos mais críticos, modernização da comunicação entre as equipes de campo e os centros de operação do sistema, na adoção de novas tecnologias como instalação de religadores automáticos que registram rapidamente os locais afetados pela falta de energia e religam trechos de rede por meio de comando à distância, entre outros.
A maior parte das faltas de energia ocorre, após as tempestades de verão, devido ao lançamento de árvores, galhos, objetos metálicos, placas, telhas, entre outros, sobre a rede elétrica e dependendo da força do vento, até postes e transformadores são arrastados, interrompendo o fornecimento de energia.
A Celesc trabalha para restabelecer o sistema no menor tempo possível e suas ações visam atender rapidamente o maior número de unidades consumidoras com segurança. Porém, restaurar a energia elétrica depois da tempestade não depende simplesmente de fechar chaves ou retirar árvores das linhas de distribuição. Muitas vezes, é uma grande operação que envolve avaliação dos estragos, quantidade de ocorrências registradas, localidades atingidas, priorização dos serviços, convocação e organização de equipes adicionais e até de serviços de apoio técnico ou administrativo. Além disso, existe uma ordem de prioridades legais e técnicas que sempre será seguida. É importante lembrar que todas as ações tomadas devem considerar a natureza e a gravidade do problema.
Quando acontecem tempestades e vendavais, as faltas de energia mais críticas, que afetam subestações e redes de distribuição principais (alimentadores), são percebidas automaticamente pelo sistema supervisor da Celesc. Nesse momento, são iniciadas, nos Centros de Operação, pelos operadores do sistema, as primeiras ações para solução das ocorrências e o despacho de equipes para resolver os problemas em campo.
Por ordem de criticidade e prioridade, primeiro a Celesc elimina qualquer risco que venha a existir a terceiros. Em seguida, serão checadas e reparadas as subestações, redes de distribuição principais, redes de distribuição secundárias e, por último, os casos individuais. Portanto, alguns consumidores podem ter falta de energia por um período maior do que outros.
Veja como o sistema de distribuição da Celesc funciona, em detalhes, desde a subestação até a casa do consumidor:
1) Subestações: milhares de consumidores estão conectados às subestações. Por esse motivo, o ponto de partida para restabelecer o fornecimento de energia é verificar as subestações. A partir do momento em que uma subestação é reparada, milhares de consumidores voltam a ter energia, imediatamente. Existem inúmeras subestações espalhadas pelo estado de Santa Catarina. A Celesc tem, em sua área de concessão, 154 subestações, atende 262 municípios e cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras;
2) Redes de distribuição principais ou Alimentadores: são as redes que saem das subestações para levar energia a vários grupos de consumidores, entre eles, os órgãos de serviço público (hospitais, polícia, bombeiros, etc). Por elas, passa a maior parte da carga dos consumidores. Assim, tendo sido resolvido o problema, centenas de consumidores podem ter a energia restabelecida imediatamente;
3) Rede de distribuição secundárias: são as redes que distribuem energia para dezenas de unidades consumidoras. São verificadas somente após constatação de que as redes principais estão em pleno funcionamento.
4) Unidades Consumidoras: são verificadas apenas após varredura completa de todas as prioridades e descartada a possibilidade de problemas nos níveis anteriores do sistema. Por esse motivo, é importante que o cliente comunique a falta de energia elétrica em sua unidade e aguarde a Celesc restabelecê-la.
Na prática, a verificação das redes de distribuição consiste em percorrer o sistema para identificar o problema. Somente após da identificação do local exato do problema e de que não existe risco de choque elétrico é que a Celesc pode reenergizar um circuito: “Quando o cliente vê equipes da Celesc fechando a chave em um determinado ponto da rede, pode achar que é um serviço simples. Porém, para executar esse serviço, a equipe percorreu quilômetros e já executou diversos procedimentos para reparar o defeito”, esclarece Siewert.
Atendimento
A Empresa está investindo na ampliação do Call Center e em novos canais de comunicação com os clientes. Desde novembro último, é possível informar a falta de energia por SMS para o número 48196 com a mensagem sem luz e número da unidade consumidora (veja na ilustração). Na sequência, o sistema encaminha para o consumidor o número do protocolo de atendimento e uma nota de reclamação (NR) segue para os trâmites normais de atendimento.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
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