Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc avança na produção...

Celesc avança na produção de energia com ampliação de Pequenas Centrais Hidrelétricas

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) vai dar mais um passo importante no projeto de fortalecimento da capacidade da empresa em produzir energia. Dentro de 30 dias, a companhia vai lançar o edital para ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos, no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado. A obra vai aumentar a potência da usina em sete megawatts, o que seria suficiente para abastecer, por exemplo, uma cidade do porte de São Miguel do Oeste.

Com base nas metas do plano diretor, a companhia decidiu ampliar o foco dos negócios, ou seja, além de atuar na distribuição de energia elétrica, a Celesc quer aumentar a capacidade de geração. O presidente da empresa, Cleverson Siewert, explica que, entre as metas nesse segmento, estão previstas a instalação de novos empreendimentos com a parceria de investidores privados e a repotenciação das Pequenas Centrais Hidrelétricas do Estado, a exemplo do que já foi feito na usina Pery, em Curitibanos. “Aumentar a produção própria significa tornar Santa Catarina mais competitiva no mercado de energia, que é tão complexo e dinâmico”, afirma Siewert.

O projeto de ampliação da usina Celso Ramos tem investimento estimado de R$ 45 milhões. Com a repotenciação da segunda entre cinco PCHs no Estado, o parque de geração própria da Celesc passa a contar com a capacidade instalada de 106,8 megawatts. O desafio é triplicar essa capacidade até 2020.

Segundo o presidente da companhia, os projetos para a expansão das outras três usinas estão aguardando a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que sejam executados. Juntas, as repotenciações acrescentariam 75 megawatts ao parque gerador. De acordo com Siewert, a tecnologia do setor evoluiu e, no geral, as obras consistem em colocar turbinas mais potentes junto a uma nova tomada de água. “Basicamente não se mexe nos reservatórios, o que quer dizer que são obras com um potencial de dano ambiental muito pequeno, sendo muito favorável e positivo para esses novos desafios”, explica.

PCH Celso Ramos

A Pequena Central Hidrelétrica Celso Ramos está localizada no rio Chapecozinho, no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado. O início da operação da PCH foi em 1964, com prazo de concessão para a exploração do potencial até 2021. Com as obras de ampliação, a potência instalada da usina passará de 5,4 para 12,6 megawatts.

Outras repotenciações

Enquanto inicia a contratação da ampliação da usina de Celso Ramos, a Celesc ainda aguarda autorização da Aneel para viabilizar outros cinco projetos de repotenciação, referentes às ampliações das usinas Salto, em Blumenau; Ivo Silveira, em Campos Novos; Caveiras, em Lages; Cedros, em Rio dos Cedros; e Rio do Peixe, em Videira. Segundo a Aneel, no caso de ampliação de usinas, a legislação prevê a renovação da concessão por 20 anos. A meta da Celesc é aprovar todos os projetos até o fim deste ano.

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail:  francieli@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5676 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support