Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. CBMSC abre temporada da...

CBMSC abre temporada da Operação Veraneio com todos os postos de guarda-vidas em funcionamento

Neste sábado, 17, inicia a temporada da Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), quando todos os postos de guarda-vidas estarão em pleno funcionamento.

A Operação Veraneio da corporação iniciou no dia 15 de outubro, quando alguns postos foram ativados na pré-temporada. Agora entra na temporada compreendida entre os dias 17/12/22 e 26/02/23 e segue até a pós-temporada de 27/02/23 a 09/04/23, em que gradativamente os postos de guarda-vidas serão desativados. Toda a Operação soma 174 dias de prevenção.  

A cobertura do CBMSC será com 361 postos de guarda-vidas (fixos ou atrelados), em 141 balneários/estâncias, em 31 municípios. O efetivo de guarda-vidas desta temporada será de mais de 1.200 guarda-vidas empregados por dia, entre guarda-vidas militares e guarda-vidas civis voluntários.  Ao total teremos 235 guarda-vidas militares, além de 1.991 guarda-vidas civis voluntários. 

Foto: Ascom/CBMSC

A definição dos locais em que ocorre o monitoramento diário da Operação Veraneio é definida previamente, a partir de critérios populacionais, grau de periculosidade, recursos financeiros, logística, além da análise da situação a cada temporada. Também já estão previstos os períodos de ativação e desativação dos postos.

Neste ano a corporação também empregará 181 viaturas para suporte, sendo 63 veículos, 35 embarcações, 31 quadriciclos, 37 motoaquáticas, 3 motocicletas, 9 bicicletas elétricas, 2 helicópteros, 1 avião. 

Para o controle das informações, a corporação utiliza o sistema de Business Intelligence (BI), que auxilia na tomada de decisões e traz o panorama da Operação Veraneio a um clique.

O investimento total desta Operação Veraneio 22/23 será de R$ R$ 31.071.000,00, entre valores do Governo do Estado e recursos próprios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support