Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN comunica sobre retorno...

CASAN comunica sobre retorno da cobrança dos serviços de esgoto em Laguna

Foto: Prefeitura de Laguna

Moradores de nove bairros da cidade de Laguna serão informados neste mês de julho sobre o retorno da cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). O comunicado aos consumidores dos bairros Portinho, Bela Vista, Progresso, Esperança, Centro, Vila Vitória, Magalhães, Navegantes e Mar Grosso será enviado nas faturas de julho, e o primeiro pagamento ocorre a partir de agosto. No total, mais de 5 mil matrículas voltam a pagar pelo serviço.

A retomada da cobrança foi permitida após uma decisão do Tribunal de Justiça, revogando liminar que impedia a cobrança enquanto a Estação de Tratamento de Vila Vitória estivesse sob embargo do órgão ambiental.

Em junho de 2020 o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já havia cancelado a restrição e concedido a Licença Ambiental de Operação (LAO). Em paralelo, a Companhia está atendendo às melhorias definidas pelo órgão ambiental. Vale ressaltar que mesmo durante o período em que não houve cobrança pelos serviços a coleta e o tratamento de esgoto continuou sendo feita pela CASAN.

O valor dos serviços de coleta e tratamento de esgoto correspondem ao faturamento da água. Se o morador tem uma conta de R$ 50,00 de água, por exemplo, vai pagar R$ 100,00 com o acréscimo do esgoto. “A cobrança pelos serviços de coleta e tratamento é fundamental para que a CASAN possa continuar operando o sistema e também para novos investimentos em água e esgoto”, destaca o chefe da Agência, Diego Rodrigues.


ETE Laguna

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support