Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Carnaval 2023: prevenção às...

Carnaval 2023: prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis também deve fazer parte da festa

Depois de dois anos sem a tradicional festa de carnaval devido à pandemia do coronavírus, muitos foliões estão ansiosos para voltar a curtir os bloquinhos, os bailes de carnaval, os shows, os desfiles das escolas de samba, mas a empolgação não é motivo para deixar a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de lado. Existem diferentes formas de evitar as ISTs, especialmente o HIV, entre elas: a testagem, o uso de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a realização de tratamento adequado.

A médica infectologista e gerente de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas, Regina Valim, esclarece que a transmissão do HIV ainda preocupa bastante, por ser uma infecção que não tem cura, mas existem outras infecções bastante comuns que são igualmente prejudiciais à saúde e podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, como a herpes genital, sífilis, gonorreia, HPV, além das hepatites virais B e C.

“Todas as formas de prevenção, testagem e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ser encontradas gratuitamente na rede pública de saúde. Então, a gente reforça, especialmente neste período de Carnaval, a importância de fazer o uso destes métodos para evitar uma IST”, ressalta a gerente.

No ano de 2022, Santa Catarina teve 1.721 novos casos de infecção por HIV confirmados e 943 novos casos de Aids. Com relação à Sífilis foram confirmados 13.319 novos casos em 2022.

Preservativos gratuitos

Para garantir uma festa segura em todo o estado, a Secretaria da Saúde fez a distribuição para os municípios catarinenses de 871.200 camisinhas masculinas, 15.600 femininas e 168.800 unidades de gel lubrificante no mês de janeiro e mais 1.202.600 unidades de camisinhas masculinas, 27.600 femininas e 168.800 de gel lubrificante agora no mês de fevereiro. Os preservativos são recomendados em todas as relações sexuais e podem ser retirados gratuitamente nas unidades de saúde.

Métodos de prevenção

O uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais é o método mais acessível e eficaz para evitar a transmissão das ISTs, além de uma gravidez não planejada. Além deste método, existem outros que podem ser utilizados de forma simultânea, a chamada prevenção combinada.

Entre os métodos que podem ser combinados estão: a testagem, o tratamento, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

– Testagem: os testes para ISTs devem ser realizados regularmente e sempre que houver uma situação de possível exposição, como uma relação sem uso de preservativo, por exemplo. Existem dois tipos de testes: os laboratoriais e os testes rápidos. Os testes rápidos são testes de fácil execução, ficam prontos em até 30 minutos e podem ser realizados, de graça, em unidades básicas de saúde. O diagnóstico precoce é essencial para dar início ao tratamento o quanto antes e controlar a transmissão.

– PreP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV): é um método de prevenção que consiste na ingestão diária de um comprimido que impede que o vírus infecte o organismo antes mesmo da pessoa ter contato com o vírus. É indicado para pessoas que tenham mais chance de entrar em contato com o HIV.

– PEP (Profilaxia Pós-Exposição): medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicamentos, após uma possível exposição ao vírus, para reduzir o risco de infecção. Deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde.

– Tratamento: a infecção pelo HIV não tem cura, mas pode ser controlada com a ingestão de medicamentos antirretrovirais, o chamado coquetel. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS. Pessoas que aderem e realizam o tratamento adequadamente mantêm a carga viral indetectável e, após seis meses, não transmitem mais o vírus por via sexual. Outras infecções como a sífilis, por exemplo, tem cura se o tratamento for realizado adequadamente.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support