Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Captura de imagens digitais...

Captura de imagens digitais em colmeias aumenta a precisão dos dados coletados nas pesquisas da Epagri

Pesquisadores da Epagri desenvolveram uma câmara para captura de imagens digitais dos quadros de ninhos da abelha Apis mellifera para tentar reduzir o tempo de registro das informações a campo e aumentar a precisão dos dados coletados.

Esta ferramenta está sendo utilizada para avaliação do desempenho de abelhas rainhas e do desenvolvimento das colônias em propriedades rurais nos municípios de Campo Alegre (Norte Catarinense) e de Caçador (Meio Oeste).

Os dados coletados fazem parte da pesquisa “Seleção e nutrição de colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera) visando aumento de produção e resistência a doenças”, liderado pela pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Videira, Tânia Patrícia Schafaschek.

As metodologias tradicionais usadas para essas avaliações são muitas vezes trabalhosas e invasivas para as colônias, uma vez que elas precisam ficar mais tempo abertas.

Por isso, foi realizado o desenvolvimento dessa câmara para aquisição de imagens digitais dos favos.
Segundo a pesquisadora, ela diminui o tempo de trabalho do operador e aumenta a fidelidade dos dados coletados.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support