Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Campos naturais do corredor...

Campos naturais do corredor ecológico do rio Chapecó correm o risco de desaparecer

Um estudo recente da pesquisadora da Epagri/Ciram Juliana Mio identificou a possível extinção dos campos naturais na área do Corredor Ecológico do Rio Chapecó.

A área fica no Oeste de Santa Catarina e foi criada pelo Decreto Estadual 2.957/2010 para preservar as florestas nativas do local, essenciais para a manutenção da biodiversidade.

O cenário de extinção do corredor foi previsto por Juliana em sua pesquisa de doutorado.

Para isso, ela analisou o uso e cobertura da terra utilizando métodos de construção de cenários e recursos de Inteligência Artificial.

De acordo com Juliana, entre 2000 e 2018, a área de campos naturais reduziu em 55%.

Em outras regiões, como no Planalto Sul, 72% da expansão da soja ocorreu em detrimento de áreas de campos naturais nos últimos 10 anos, conforme estudos coordenados pelo pesquisador da Epagri/Ciram, Kleber Trabaquini.

Juliana Mio Reforça que a preservação dos campos naturais é essencial para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e para mitigar os impactos ambientais adversos:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support