Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Bombeiros concluem curso de...

Bombeiros concluem curso de abordagem a tentativas de suicídio em Criciúma

Fotos: Divulgação / CBMSC

O primeiro curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), terminou nesta sexta-feira, 5. Iniciado na segunda-feira, dia 1º, o curso contou com a participação de 28 bombeiros de diversas regiões do estado, além de dois policiais civis. As instruções foram realizadas em Criciúma. 

A capacitação foi divida em parte teórica e prática, ministrada pelo tenente-coronel Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, e sua equipe, reconhecida como referência na área devido à vasta experiência em ocorrências de tentativas de suicídio.

Durante as simulações, os bombeiros realizaram abordagens a atores, que eram os próprios alunos, que se passavam por vítimas de tentativas de suicídio, sendo avaliados pelos instrutores para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. “Dessa forma, eles conseguem ter uma pequena noção de como a vítima se sente em uma abordagem, podendo relatar os detalhes para a equipe e assim melhorando o que for necessário”, destacou o tenente-coronel Diógenes.

“É gratificante ver o comprometimento desses profissionais em buscar uma formação mais aprofundada e qualificada. Quando nós tivemos a ideia de trazer esse curso para a nossa região, foi buscando oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz, salvando vidas e proporcionando suporte às vítimas e suas famílias”, frisou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM) de Criciúma.

A cabo Muriel Luft, que atualmente trabalha no quartel do CBMSC em Cunha Porã, relatou um pouco sobre a experiência em participar do curso. “Esse treinamento foi uma experiência transformadora. As técnicas e estratégias que aprendemos serão fundamentais para melhorar nosso atendimento em situações dessa natureza. Saímos daqui mais preparados e confiantes para lidar com esses casos tão delicados, oferecendo um suporte melhor e mais qualificado para as vítimas”, afirmou. Além disso, os 30 alunos foram  certificados e, agora, estão aptos a ministrar este curso para outras pessoas.

As sessões teóricas aconteceram na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), onde foram repassados os materiais de técnicas e estratégias de abordagem. Já as atividades práticas foram realizadas no Iparque – Unesc, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações simuladas. 

Além das duas entidades, o evento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ACIC, Novotel e Ibis Hotel.

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support