SONORA – Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA
Com economia diversificada e produção industrial reconhecida internacionalmente, Santa Catarina tem oportunidade de aumentar as exportações e atrair investimentos em meio às disputas comerciais entre EUA e China.
Os dois países são os principais destinos da produção catarinense vendida para fora do país.
Em 2024, os EUA compraram US$ 1,7 bilhão de Santa Catarina, enquanto a China aparece na sequência com US$ 1,3 bilhão.
Nesta semana, o governador Jorginho Mello está em missão nos EUA junto a secretários de Estado para apresentar os potenciais de Santa Catarina, inclusive os produtos mais competitivos no mercado internacional e atrair novos investimentos em infraestrutura, turismo e logística.
Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade, como ressalta o governador Jorginho Mello:
SONORA
De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a ideia é aproveitar a oportunidade para expandir as exportações:
SONORA
O estado vive um bom momento econômico. No ano passado, o PIB registrou um crescimento de 5,3%, bem acima da média nacional. A indústria também cresceu, 7,7%, o maior percentual do país, conforme o IBGE. Os números se refletem também nas vendas para o mercado externo.