Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Benefício Assistencial aos Idosos...

Benefício Assistencial aos Idosos e deficientes

Pagamento mensal à pessoas com deficiência, ou idosos acima de 65 anos, que não possuam meios de manutenção.

O que é ?

É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso, com 65 anos de idade ou mais, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

Quais requisitos devo cumprir ?

Comprovar deficiência e incapacidade para a vida independente, ou idade acima de 65 que tenham renda mensal bruta familiar, dividida pelo número de seus integrantes, inferior a um quarto do salário mínimo; e que não possuam outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, salvo o de assistência médica e no caso de recebimento de pensão especial de natureza indenizatória.

Como fazer ?

Procure as Agências INSS em seu município mediante agendamento pelo telefone 135. Para orientações e acompanhamento do beneficiário: CRAS do seu município.

Quais documentos são necessários ?

Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP) ou número de inscrição do Contribuinte Individual/Doméstico/Facultativo/Trabalhador Rural; CPF; Identidade; Certidão de Nascimento ou Casamento; Comprovante de Residência; Comprovante de rendimentos dos membros do grupo familiar; Documentos pessoais dos membros do grupo familiar (Identidade ou certidão de nascimento quando menor, CPF, Número do PIS/PASEP/NIT).

Quem oferece este serviço ?

SST – Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Informe-se aqui

Mais Informações

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support