Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Basquete em cadeira de...

Basquete em cadeira de rodas é destaque no último dia dos Parajesc

Fotos: Antonio Prado/ Fesporte

A 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) terminou neste sábado, 13, em Itajaí, com destaque para a disputa pelo título de basquete em cadeira de rodas entre escolas de Joinville e Florianópolis. Ao final do jogo o time joinvilense, formado por atletas da Escola Estadual Maria Amim Ghanem e da Escola Municipal Rosa Maria Berezosky sagraram-se campeões ao construir o placar de 7×0 na partida regulamentar de sete minutos. A disputa foi com alunos das escolas estaduais de Florianópolis Palmira Lima Mambrini, Getúlio Vargas e Padre Anchieta.

“Foi uma grande experiência para nós que nunca havíamos disputado um jogo assim. Além da vitória levaremos dos Parajesc muitas amizades”, comemorou o campeão joinvilense Rafael da Silva Alves, da Escola Maria Amim Granem Berezosky. Além do basquete o sábado foi também o dia das últimas disputas do atletismo.

Foto: Antonio Prado/ Fesporte

Os Parajesc começaram no dia 11 com a participação de 400 atletas de 11 a 18 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa e natação nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

Os paratletas mais bem classificados nos Parajesc serão analisados por uma comissão técnica e parte deles serão convocados para representar Santa Catariana na etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. A competição reunirá atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Posteriormente os campeões da regional Sul/Sudeste farão parte da seleção de Santa Catarina, que disputará a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares prevista para os dias 27 de novembro a 2 de dezembro em São Paulo.

Foto: Antonio Prado/ Fesporte

Os Parajesc foram uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de Itajaí.

Para Mirian Dolzan, diretora de esportes da Fesporte, a competição foi realizada com bastante êxito. “Vimos em Itajaí superação dos atletas, o grande envolvimento dos profissionais e das famílias com o evento. Agradecemos toda a equipe de profissionais da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) na pessoa do seu diretor executivo, Paulo Maes e também dos colaboradores da Fesporte, que não mediram esforços para a realização de um grande evento”.

Paulo Maes também destacou o comprometimento de todos os gestores como fator determinante para o sucesso dos Parajesc. “Foi uma competição que abraçamos com muito amor para proporcionar o melhor para crianças e jovens. Cada brilho no olhar dos competidores durante o torneio, mostrou que tomamos a decisão correta de abraçar essa competição juntamente a Fesporte. Estão todos de parabéns”, agradeceu.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support