Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Balneabilidade em SC: IMA...

Balneabilidade em SC: IMA dá início à coleta extra e aumenta a frequência das análises em 82 pontos do estado

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) deu início nesta quinta-feira, 2, ao aumento da frequência da amostragem e análise de balneabilidade em 82 pontos do Programa de Monitoramento.

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de fevereiro de 2023, a segunda coleta ocorreu nos 10 pontos da praia central de Balneário Camboriú, em 26 pontos da rota Norte de Florianópolis, (referentes às praias dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê) e nos demais municípios: Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, a ampliação da coleta é realizada nos pontos fixos já monitorados normalmente.

A decisão de aumentar a frequência é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O objetivo é trazer uma resposta mais precisa e rápida das condições das praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade. A maior periodicidade das análises também gera informações mais rápidas aos municípios que podem atuar com maior precisão no desenvolvimento de ações e melhorias de saneamento. Esse aumento de frequência é válido até o dia 31 de março. Os resultados serão avaliados após o fim da temporada e, para a próxima, um novo cronograma pode ser traçado.

Divulgação

O relatório de balneabilidade continuará sendo divulgado, normalmente, todas as sextas-feiras para trazer o status mais atualizado de cada ponto analisado durante a semana. Os cidadãos também podem conferir (quase em tempo real), a propriedade da praia do seu interesse no mapa do site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou aplicativo Praia Segura.

No site, o banhista pode clicar no ponto do seu interesse no mapa e conferir a propriedade da sua praia de preferência e quando a última coleta foi realizada naquele ponto. O site também possui a área de histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar o histórico de todos os pontos amostrados.

A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pelo IMA desde 1976, e segue as normas da Resolução Conama n.274/200 (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A coleta é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mantém uma parceria com o IMA desde 2019. Santa Catarina tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil, com 237 pontos em 27 municípios. Trabalho realizado há mais de 45 anos pelo IMA, sendo uma referência nacional.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support