Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Balanço de Gestão: Fapesc...

Balanço de Gestão: Fapesc dá um salto rumo ao ecossistema de ciência, tecnologia e inovação

Nos últimos quatro anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) mudou de tamanho, ampliou atividades e se tornou mais conhecida. Ficou de cara nova, mais moderna e conectada com o ecossistema catarinense de ciência tecnologia e inovação.

Para garantir essas transformações, a gestão implementada em 2019 foi na base para mudar a relação e a mentalidade das pessoas que se relacionam com a fundação, sejam participantes de editais e programas, sejam colaboradores internos.

O primeiro passo rumo ao futuro da Fapesc foi ouvir o ecossistema, saber as necessidades e as demandas. É o que o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, chamou de “furar a bolha”.

“A Fapesc, nesses quatro anos de gestão (de 2019 a 2022), avançou muito na interlocução com o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Se aproximou muito de atores chaves e fez muitas parcerias para desenvolver ações e programas que beneficiavam a sociedade, trazendo mais recursos, mais oportunidades e gerando muitos projetos que faziam sentido para solucionar demandas do Estado”, destaca.

A partir dessas informações coletadas inicialmente, foi possível definir as ações futuras e segmentar as chamadas públicas, ampliando o número de participantes, de projetos aprovados e regiões contempladas.

Entender o ecossistema permitiu à Fapesc se apresentar para a sociedade catarinense e mostrar o que realiza, não somente destinar recursos. Também fazer conexões, integrar, apoiar o desenvolvimento e levar o conhecimento gerado nas universidades para o mercado.

Gestão em números

A Fapesc destinou mais de R$ 315 milhões em investimentos para o ecossistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação em quatro anos. Esses recursos se reverteram em 157 editais de chamada pública e contemplaram mais de 2050 projetos em todo o estado.

Para se ter uma ideia, mais de 280 organizações foram beneficiadas, entre universidades, instituições de ciência, tecnologia e inovação, centros de inovação, incubadoras e startups de 68 municípios.

Esses investimentos vão impactar no curto, médio e longo prazo com desenvolvimento de novas pesquisas e busca por soluções de problemas atuais da sociedade, assim como a criação de novas tecnologias e o lançamento de negócios inovadores em Santa Catarina.

“Em 2019, tínhamos a expectativa de implementar programas em todas as regiões do estado e tivemos a grata satisfação, através de um trabalho árduo e colaborativo, conseguimos efetivamente ter ações em todas as regiões”, lembra Holthausen. “Hoje estamos contemplando projetos em todas as universidades, todos os programas de stricto sensu, todo o ecossistema empreendedor e de ciência tem ações de fomento da Fapesc nessa gestão do Governo do Estado”, finaliza.

Reestruturação e nova identidade

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

As mudanças na Fapesc começaram de dentro para fora. Primeiramente, foi realizada uma reestruturação das diretorias e gerências. Todas as atividades foram divididas em duas partes: uma técnica e outra administrativa.

Dentro da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram criadas três novas gerências: a de Ciência e Pesquisa; a de Eventos em CTI, que cuida também da parte de bolsas, e a de Inovação. Aliás, a Fapesc é uma das poucas fundações de amparo à pesquisa que dá amplo destaque à inovação, incluindo a área no nome.

A Diretoria Administrativa começou com Gerência de Administração e Finanças e de Tecnologia da Informação (TI). Depois, para dar conta da demanda, foi ampliada para ter mais duas: uma de Prestação de Contas e outra de Compras.

Por fim, a fundação lançou o primeiro concurso público de sua história, com 30 vagas para os setores técnicos e administrativos.

Pela primeira vez, a Fapesc conta com uma equipe de comunicação, atrelada ao gabinete, responsável por divulgar as ações da Fundação e a criar produtos de difusão do conhecimento, como a Revista Fapesc.

Ainda na área de comunicação, a fundação ficou de cara nova com o lançamento de uma marca mais moderna, mais colorida e que desse conta das diferentes atividades realizadas pela Fapesc. O novo material ganhou destaque e normatizou as publicações e os materiais institucionais.

2019: os primeiros passos da mudança

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Os primeiros meses de 2019 foram dedicados a entender o funcionamento da Fapesc e a relação que estabelecia com os atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Além de confirmar o que já estava sendo feito, também foi analisado os potenciais da fundação, o que mais poderia ser feito e da melhor forma.

Começou então um planejamento estratégico que culminaria na mudança de estrutura, de redefinição dos temas das chamadas públicas – focadas em problemas da sociedade – e na regionalização da distribuição de recursos.

“Em 2019 precisamos conhecer a fundo a Fapesc, programas e ações em andamento. Por ter vindo do ecossistema tinha algumas ponderações e até críticas e como gestor precisava enfrentar as questões e atuar para trazer melhorias na gestão e inovação nas ações”, recorda Holthausen. “Efetuamos nosso planejamento estratégico baseado em indicadores e necessidades do ecossistema e buscamos ampliar os recursos para poder atender ao ecossistema, seus anseios e necessidades.”

Ainda no primeiro ano foi possível perceber o impacto das mudanças, com novos editais e programas e maior conexão com as instituições de todo o estado, com lançamento de 19 chamadas públicas, mais do que o dobro do ano anterior.

2020: o ano em que o mundo parou

O ano de 2020 mudou o mundo. Assim como governos, empresas e a sociedade em geral, a Fapesc também foi desafiada com a pandemia de Covid-19 e passou por importantes transformações. Modernizou o jeito de trabalhar e acelerou inovações. Afinal, a situação inédita em que todos se encontravam exigia soluções rápidas da ciência, da tecnologia e da inovação para resolver problemas não imaginados até então.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Toda a equipe da fundação foi para o trabalho remoto e, rapidamente, foram realizadas melhorias para garantir o andamento dos trabalhos. Foram atualizados os equipamentos, como computadores, alterados protocolos e o atendimento ao público se tornou virtual.

A Fapesc passou a receber processos e documentação por e-mails e a agendar atendimentos via WhatsApp, principalmente para prestação de contas. Também lançou editais para reduzir os efeitos da pandemia, tanto na área da saúde quanto da economia e no lançamento de produtos para combater o vírus. Foi um ano para rever processos, acelerar modificações e rever estratégias.

2021: a retomada

Após muito planejamento e a reavaliação de alguns objetivos, a Fapesc pode acelerar os trabalhos e lançar novos projetos ao longo de 2021, com a redução da pandemia e a reabertura dos mercados. Foi o ano mais produtivo da fundação, que resultou no número recorde de editais lançados – 50 ao todo – e investimentos inéditos.

Um dos destaques do ano foi o edital de bolsas, que permitiu destinar mais de R$ 56 milhões, pela primeira vez na história, aos estudantes de mestrado e doutorado de todas as instituições catarinenses.

Ainda em 2021, a Fapesc começou um movimento em comemoração aos 25 anos, que seria em 9 de janeiro de 2022. Um dos destaques para o que foi chamado de Jornada dos 25 anos da Fapesc é mapeamento inédito de todo o ecossistema de CTI catarinense, que vai resultar em 25 livros impressos e digitais. Os projetos estão em andamento.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O ano também foi marcado por forte parceria com os órgãos públicos do Governo do Estado, levando ciência e inovação para dentro de secretarias e instituições públicas. Diversos editais contemplaram pesquisas, inovações e a seleção de bolsistas para áreas como turismo, agricultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Por fim, a Fapesc também abriu espaços para que jovens pudessem fazer parte do ecossistema de CTI. Além do já tradicional Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias, também investiu em um Programa de Empreendedorismo Universitário e na formação de desenvolvedores, atendendo a uma demanda crescente do mercado de tecnologia catarinense. Os resultados desses programas vão repercutir em Santa Catarina nos próximos anos.

2022: ano de resultados

O ano de 2022 ainda não acabou, mas já é possível avaliar os resultados do planejamento que iniciou lá em 2019. As mudanças ganharam força e a Fapesc se apresenta agora como um órgão determinante nas ações de ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.

Neste ano, conseguiu tornar tradicionais editais que até então eram inéditos, como o Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias e o Acelera Startup SC. E as comemorações e homenagens, com o Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI e o Prêmio Inovação Catarinense.

Também se manteve antenada nas demandas que a sociedade pedia. Criou um programa dedicado a incentivar mulheres no setor de tecnologia e inovação, o Programa Mulheres+Tec, como também apoiou de forma mais assertiva inovações para a mobilidade elétrica com o SC+Elétrica.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Marcando também o aniversário dos 25 anos da fundação, a Fapesc também ampliou o reconhecimento dos parceiros de trabalho. Para isso, lançou o primeiro Prêmio de Pesquisa Fapesc, que irá reconhecer os talentos da ciência em todos os níveis e áreas.

Fechando esse ciclo, Holthausen diz ter um sentimento de dever cumprido em relação com o ecossistema de CTI. “Geramos muitas oportunidades e trouxemos recursos para ativar as diversas regiões. Também nos aproximamos de diversos atores estaduais, nacionais e internacionais para gerar ações e programas para Santa Catarina, enfrentando problemas estaduais com colaboração de pesquisadores e empreendedores”, diz.

Para o futuro, o presidente admite que ainda é necessário melhorias em processos burocráticos, qualificação de programas e mais fomentos e recursos para mobilidade e internacionalização de pesquisas, instituições e negócios. “Precisamos manter nossos talentos, capacitá-los e atrair novos talentos para nosso estado e a Fapesc tem papel decisivo para isso” conclui Holthausen.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support