Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Balanço da Polícia Civil...

Balanço da Polícia Civil aponta para queda da criminalidade em SC nos dois primeiros meses do ano

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, divulgou nesta terça-feira, 7, uma análise de desempenho da corporação que aponta para a queda da criminalidade em Santa Catarina, nos meses de janeiro e fevereiro, comparado com igual período do ano passado. Todos os indicadores apresentaram redução significativa como latrocínio que caiu em 80%, furto e roubo de veículos (8,5%), roubo em comércio – queda de 36,46%.

“Desde que assumimos a administração da Polícia Civil, a pedido do governador Jorginho, estamos intensificando as investigações policiais visando o combate ao crime” destacou Ulisses.

O delegado-geral avalia que os bons indicadores são reflexo de dois movimentos importantes da Polícia Civil. “Nós estamos numa ponta atuando de forma bastante intensa com uma linha muito forte no combate à criminalidade e, ao mesmo tempo, buscando atender de forma mais qualificada a população catarinense”, assinalou.

O combate à criminalidade registrou aumento. Houve elevação do número de mandados de prisão cumpridos, 7% a mais do que no mesmo período do ano passado, que representam 610 pessoas presas. O número de mandados de busca e apreensão também cresceu 19,75% , ou seja, 770 mandados cumpridos, em relação ao mesmo período do ano passado. “Esse aumento intenso de operações policiais acabou aumentando o número de apreensões de maconha e cocaína, por exemplo”, disse.

Em relação à apreensão de drogas é importante destacar o volume de cocaína apreendido: 124 quilos representando 417% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram retirados de circulação 24 quilos. Outros 475 quilos de maconha também foram apreendidos, o que significa um aumento de 126% no volume de apreensões.

Ações preventivas

A Polícia Civil, com o Programa PC Por Elas, está ampliando sua atuação nas ações preventivas em diversas frentes que envolvem o acolhimento às vítimas de violência doméstica, conversas com agressores e com o programa Sua Voz Tem Vez, para crianças em idade escolar.

Outra ação da PCSC , uma iniciativa da psicóloga Clarissa Anderle, é a exposição Todas as Cores de Uma Vida, um convite para que a toda a sociedade lance novos olhares para o tema do feminicídio e para sensibilizar as pessoas para um tema de grande seriedade: os casos de feminicídio consumados e tentados no estado. A exposição é itinerante e está em cartaz no Farol Shopping em Tubarão, depois de ter ficado por mais de 30 dias, no Center Shopping, em Araranguá.

Tecnologia

A ampliação dos serviços e a confiabilidade da população na Delegacia Virtual também pode ser representada por números. Entre janeiro e fevereiro foram registrados 85.905 mil Boletins de Ocorrência Virtuais, perfazendo uma média mensal de 42.953 e média diária de 1.456 que correspondem a 52,19% do total registrado. Os registros de boletins de ocorrência presencial em delegacias somaram 78.688, com média mensal de 39.344 e média diária de 1.334

Outros números

  • Número de Fatos Típicos Consumados – queda de 5,70% em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro e fevereiro)
  • Inquéritos Policiais Instaurados – Em 2023 foram instaurados 8.567
Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support