Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Autorizado o início da...

Autorizado o início da pavimentação asfáltica da estrada geral Braço do Norte e Rio Fortuna

Com alegria e certeza de um novo tempo, o comerciante de 83 anos, Valmor Turazzi, comemora a boa notícia que recebeu: o início da tão aguardada pavimentação asfáltica da Estrada Geral do Pinheiral – Rio Café, via que liga Braço do Norte a Rio Fortuna. Será o fim dos buracos, da poeira e da lama para os moradores. A ordem de serviço para a reivindicação histórica das comunidades foi assinada na manhã deste sábado, 12, com a presença do governador Carlos Moisés. 

O investimento no trecho de 9,4 quilômetros será de R$ 20,6 milhões, sendo R$ 13,5 milhões do Governo do Estado e o restante é contrapartida da prefeitura de Braço do Norte, que licitou a obra. 

“O municipalismo é a marca do nosso governo. É muito bom estar na comunidade e ver a alegria das pessoas que vivem por aqui ao saberem que o acesso asfáltico será feito, que o recurso está disponível, que a obra vai avançar e se tornar realidade. Vai trazer muitos benefícios, dar segurança, valorizar os locais e proporcionar novas oportunidades. Pensamos nas pequenas, médias e grandes cidades e também nas comunidades do interior. Aqui é mais um exemplo”, disse o governador Carlos Moisés, que foi recepcionado por cerca de duas mil pessoas no Centro Comunitário do Pinheiral, em Braço do Norte. 

O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, informou que a empresa vencedora da licitação deve iniciar as obras já na próxima segunda-feira. “Vai unificar e estreitar a ligação entre os dois municípios. Somos reconhecidos pela força da agroindústria, dos laticínios. Cerca de 30% da receita de Braço do Norte vem do agro e o mais solicitado pelas comunidades é um acesso de qualidade. Essa pavimentação vai melhorar ainda mais nossa economia. É a maior ordem de serviço em pavimentação dos 67 anos do nosso município”, relatou. 

O projeto de execução prevê terraplenagem, drenagem pluvial, sinalização vertical e horizontal, serviços complementares e outros. O prazo para conclusão da obra é de 360 dias. 

“É uma obra  que por muitos anos ficou no papel e era muito necessária. É uma grande conquista. Será feito o que de fato é preciso para melhorar a vida das pessoas. O dia é de agradecimento e alegria”, destacou o prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen. 

Comunidade comemora 

“Esse asfalto representa o desenvolvimento e o fim de uma luta de décadas. É uma obra muito importante. O Pinheiral conta com 12 frigoríficos, 10 laticínios e precisa de uma estrada de qualidade para escoar seus produtos. O acesso é um sonho que se torna realidade, um novo tempo que vai começar. É um dia de muita alegria”, afirmou Valmor Turazzi, morador da Comunidade do Pinheiral. 

Proprietário de empresa localizada às margens da estrada, Maciel Turazzi Ricken, destacou a relevância do acesso. “A notícia que a obra vai iniciar é recebida com muita satisfação. Temos um frigorífico, abatemos 800 animais/dia, contamos com 260 colaboradores diretos e uma frota de 78 caminhões. Não temos palavras para descrever os benefícios que essa obra vai trazer. Vamos poder ampliar nossa empresa, poder exportar nossos produtos e gerar novos empregos e renda para a população.”

Presenças no ato

Estiveram presentes os deputados federal, Ricardo Guidi; os estaduais Volnei Weber e Júlio Garcia; o ex-deputado federal, Ivo Vanderlinde; o vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza; além de outras autoridades e comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support