Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Atletas olímpicos aumentam a...

Atletas olímpicos aumentam a qualidade técnica dos Jasc em Rio do Sul

Darlan Romani disputa o Jasc por Concórdia. Ele é campeão mundial indoo no arremesso de peso.

Dentro dos 10 dias de competições da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), cerca de 6.500 atletas desfilarão seus talentos, até o dia 20, nas praças esportivas de Rio do Sul. Neste universo de competidores, há um seleto grupo de craques campeões mundiais e atletas olímpicos. A seguir um pouco do que o torcedor pode vivenciar nos Jasc em Rio do Sul:

Um atletismo de estrelas

No atletismo, Luis Henrique Schneider e Felipe Lorenzon (ambos de Rio do Sul) dominam as provas do lançamento do disco e peso. O desafio será derrotar Darlan Romani, de Concórdia, campeão mundial indoor.

No peso feminino, Milena Jaqueline Sens, de Rio do Sul, quer manter o recorde absoluto da competição. De Joinville vem Leticia Oro Melo, terceira colocada no mundial de Oregon, EUA, na prova do salto em distância. 

Simone Ponte Ferraz (atleta olímpica), dos 3.000 metros com obstáculos, vai competir por Jaraguá do Sul. Matheus Corrêa, atleta olímpico de Blumenau, disputa a marcha atlética. 

Rodrigo do Nascimento, de Itajaí, venceu o revezamento 4×100 com a Seleção Brasileira.

Olímpicas na natação

A natação será um palco de estrelas, com favoritismo nos dois naipes: entre as mulheres virão Natália de Luca, costas, atleta internacional, incluindo Olimpíada; Alessandra Marchioro, recordista internacional; Graciele Herman, 100 e 50 livres, também internacional, com Olimpíada; Leonardo Venturini, 50 e 100 livres vice mundial, campeão brasileiro; , todos nadando por Itajaí. 

Futsal de qualidade

O futsal masculino rio-sulense está invicto no campeonato catarinense, mas enfrentará Jaraguá e Jec/Krona, adversários da Liga Nacional. No feminino, as estrelas são as lageanas das Leoas da Serra.

Campeãs mundiais na bocha

Na bocha, a, grande atração serão as campeãs mundiais de 2012 Ingrid Schulz (Caçador) e Diva Sebenello (Itajaí), campeãs mundiais em 2022. 

Seleção brasileira no karatê

Praticamente toda Seleção Brasileira de Karatê disputa os Jasc, por vários municípios. Evento é considerado uma competição nacional entre os atletas. O astro do Rio do Sul é Edmilson Gutz, que acaba de ganhar o sexto título brasileiro. Ele é tricampeão pela Liga Mundial e cinco vezes campeão brasileiro. O atleta olímpico Vinicius Figueira, e Valéria Kumizaki (bicampeã pan-americana (ambos de Itajaí), são destaques da modalidade. 

Basquete da Liga Nacional

O basquete tem força nas equipes da Liga Nacional nos dois naipes: no  feminino, Blumenau é campeão 11 vezes consecutivas dos Jasc. No masculino, Brusque, Blumenau e Joinville vêm do campeonato brasileiro.  No vôlei feminino, o time da Superliga é de Brusque. O de Rio do Sul pode passar de fase. No masculino, o favoritismo é do Blumenau/Apan.

Campeonato brasileiro no futebol feminino

O futebol feminino tem Avaí/Kinderman, que participa do Campeonato Brasileiro, como grande favorito, disputando o título com Criciúma, finalista do campeonato catarinense.

Campeão brasileiro no tênis de mesa

No tênis de mesa, Diogo Silva, atual campeão brasileiro adulto, além de Cazuo Matsumoto, ao lado de outra ex-atleta olímpica, Ligia Silva, são estrelas da modalidade, que disputarão a competição por Concórdia.

Medalhista olímpico no tiro

No tiro de armas curtas, Julio Almeida, com mais de 15 medalhas internacionais, e Philipe Chateaubriand, primeiro atirador brasileiro classificado para Paris 2024, competem por Rio do Sul. Felipe Wu, atleta medalhista olímpico do Brasil, é de Chapecó, principal adversário.

A etapa estadual da 61ª edição dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a o município de Rio do Sul.

Informações adicionais à imprensa

Antonio Prado (48) 9 9949-5255

André Lino (48) 9 9905-6540

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support