Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social representa Santa...

Assistência Social representa Santa Catarina na Jornada Maria da Penha em Brasília

Foto: Divulgação/ CNJ

A secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Luciane dos Passos, representou Santa Catarina na XVIII Jornada Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, nesta quarta-feira, 7 de agosto – data em que a da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, completou 18 anos de existência.

A ação integra a programação do Agosto Lilás em Santa Catarina – mês de enfrentamento à violência contra a mulher, que também inclui um evento que reunirá as servidoras de Santa Catarina sobre o assunto, a divulgação da tradução da Lei Maria da Penha para na língua Kaingang e a assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto Íris.

“Esse é um importante espaço de debate sobre os desafios na implementação da Lei Maria da Penha e de exposição de propostas para aprimorar a sua aplicação”, explica Luciane dos Passos.

Em Brasília, a secretária adjunta participou ainda do painel presidido por Wânia Pasinato, assessora sênior da ONU Mulheres. A coordenadora científica da Unidade de Monitoramento e Fiscalização das Decisões da Corte Interamericana (UMF/CNJ), a jurista Flávia Piovesan, e a professora e doutora de Direito Constitucional, Christine Peter da Silva, abordaram os desafios encontrados no Judiciário brasileiro para que tratados e convenções internacionais de direitos humanos sejam observados e respeitados nas decisões judiciais que tratam de violência contra mulheres, conforme orienta a Recomendação do CNJ n. 123/2022.

Maria da Penha foi homenageada na abertura em que estiveram integrantes da Justiça, da Defensoria Pública, de policiais, assistentes sociais, professores e crianças da Escola Classe Sol Nascente. Participaram ainda os representantes do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Distrito Federal e a secretária de Justiça do DF.

Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support