Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Arquivo Público do Estado...

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina anuncia programação especial para a 7ª Semana Nacional de Arquivos

Foto: Divulgação / SEA

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), por meio do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC), participará da 7ª Semana Nacional de Arquivos, que inicia no dia 03 de junho. O evento contará com uma programação especial de atividades para a participação do público interessado em conhecer mais sobre o universo dos arquivos e sua importância histórica.

A Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa do Arquivo Nacional em parceria com instituições arquivísticas de todo o país, com o intuito de promover a valorização e a divulgação do patrimônio arquivístico brasileiro. O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina realizará rodas de conversa abertas ao público e visita guiada pelo APESC com estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo das atividades é destacar a importância dos arquivos como fontes de pesquisa e preservação da memória coletiva.

Confira abaixo as principais atividades programadas pelo Arquivo Público de Santa Catarina:

02.06 (sexta-feira) – Roda de Conversa

Uma roda de conversa será realizada com as professoras Dra. Beatriz Mamigonian (Departamento de História da UFSC), Dra. Viviane Trindade Borges (Departamento de História da UDESC) e Dra. Eva Cristina Leite da Silva (Departamento de Arquivologia da UFSC), juntamente com suas orientandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, a doutoranda Priscila Rosa Martins e a mestranda Déborah Lopes Conceição. Nessa roda de conversa, as pesquisadoras apresentarão suas experiências de pesquisa em arquivos e discutirão o uso das fontes arquivísticas para a construção de histórias de vidas veladas.

Hora: 14h
Local: Sala 202 – FAED/UDESC

06.06 (terça-feira) – Roda de Conversa

Uma roda de conversa com as servidoras Giselle Viana Tiburcio (Gerente de Gestão Documental – DIAP/SEA), Maria Ivonete Lessa (Coordenadoria de Documentação da ALESC) e o servidor Marcos Rodolfo da Silva (Arquivo do TJ-SC) será realizada com o objetivo de propor um momento de reflexão e discussões sobre a função social dos documentos. Os profissionais compartilharão suas experiências atuando nos arquivos e centros de memória do poder executivo, legislativo e judiciário.

Hora: 14h
Local: Auditório do APESC

07.06 (quarta-feira) – Visita guiada

Será realizada uma visita guiada com estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde serão apresentadas as práticas arquivísticas adotadas pelo Arquivo Público do Estado. Essa visita proporcionará aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática o trabalho desenvolvido no arquivo e conhecer de perto o acervo e as metodologias utilizadas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEA

Eliza Della Barba | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração | Contatos: ascom@sea.sc.gov.br ou (48)3665-1636

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support