Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Ano letivo para mais...

Ano letivo para mais de 520 mil estudantes da rede estadual começa nesta quarta-feira

As 1.054 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às aulas na próxima quarta-feira, 8. As unidades escolares catarinenses reúnem mais de 520 mil estudantes e cerca de 30 mil professores.

“No primeiro mês de gestão fizemos um levantamento das principais demandas das escolas, principalmente no que se refere à infraestrutura e constatamos os pontos de melhorias mais urgentes. Iremos priorizar a melhoria da rede elétrica das escolas, para que possamos instalar ar condicionado e outros equipamentos eletrônicos, como lousas digitais. Desejamos um ano com muito aprendizado para toda a comunidade escolar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Entre as prioridades da gestão, também está a melhora na implementação do Novo Ensino Médio, incluindo a formação continuada de professores para qualificar a prática pedagógica, aliando o ensino a novas tecnologias, bem como a preocupação com Ensino Fundamental, principalmente com a alfabetização. A Secretaria já articula, junto aos municípios, o funcionamento do transporte escolar.

Semana pedagógica

As escolas catarinenses já estão se preparando para a volta às aulas. A semana pedagógica começou no dia primeiro de fevereiro e vai até terça-feira, 7, com palestras promovidas pela Secretaria e acolhimento dos secretários estaduais. A live de abertura teve a presença do secretário de Estado da Educação e da secretária adjunta Patrícia Lueders, que fizeram o acolhimento de coordenadores regionais, diretores e professores das unidades escolares catarinenses.

“Nosso objetivo maior vai ser a qualidade de ensino, que perpassa pelo pessoal, pelo magistério, e a melhoria da infraestrutura das escolas. Por isso, é importante manter um diálogo aberto e a escuta ativa com gestores e professores, para que possamos ouvir sempre a ponta, porque sabemos que isso tem resultado direto nas escolas”, destaca Patricia Lueders.

Paula Conti, diretora da EEB Antonio Colonetti, afirma que os estudantes estão animados para iniciar o ano letivo, para trabalhar com o Espaço Maker e o laboratório de tecnologia. “A semana pedagógica foi muito produtiva, com temas relevantes e acolhimento por parte da SED e nossa com os professores. Escutamos os educadores para construir metas e cumprir os compromissos pedagógicos”, relata a gestora.

As palestras disponibilizadas para toda a rede foram pensadas pela equipe gestora da SED a partir das demandas de professores, diretores e coordenadores.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support