Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Ampliação do saneamento básico...

Ampliação do saneamento básico em Balneário Piçarras eleva percentual de tratamento para 37,7%

O trabalho de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras garantirá que 3.200 imóveis tenham seu esgoto tratado no município. O número eleva o percentual de tratamento municipal para a casa de 37,7%, garantindo mais qualidade de vida à população e valorização do meio ambiente.

A ampliação do Sistema vem sendo desenvolvida pela CASAN nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte). A região abrange a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o oceano e o Rio Piçarras. Nessa região, são cerca de 560 imóveis.

A CASAN alerta que, por enquanto, as ligações de esgoto doméstico e comercial ainda não estão autorizadas nos trechos do sistema de coleta de esgoto, que está implantação. Conexões sem autorização da Companhia poderão gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade, pois o trecho ainda não está em operação.

Nos demais bairros, onde o sistema foi inaugurado em julho de 2020, as ligações devem prioritariamente serem feitas com urgência. A ligação à rede permite que o sistema de fossa séptica da residência seja desativado. No site da CASAN, há uma relação de profissionais que foram qualificados a procederem com o serviço.

TECNOLOGIA AVANÇADA

Localizada às margens da BR 101, a ETE de Balneário Piçarras está entre as mais modernas implantadas pela CASAN. Totalmente automatizada, pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a
9,5 milhões de litros/dia.

A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica. O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.

INFORMAÇÕES ON-LINE

Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9

Fotos: Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support