Agência de Notícias SECOM

Alunos do projeto SC Games desenvolvem jogo online, que será lançado na próxima quarta

Uma menina que sem querer viaja no tempo e precisa passar por três fases: jurássica, medieval e pelo futuro. Este é o jogo desenvolvido pelos professores e alunos do SC Games, do Projeto Novos Talentos, o Aurora’s Time que será lançado no próximo dia 21, às 16h, pela na plataforma online twitch do Projeto SC Games.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Projeto Novos Talentos atua desde 2009 e tem o objetivo de capacitar crianças e jovens, em especial de escolas públicas e educadores públicos, descobrir vocações e estimular o desenvolvimento profissional para atuação no setor de tecnologia da informação.

O jogo foi desenvolvido pelos professores de programação Matheus Santolin e Marina Cacer Leite e pelos alunos de programação, arte e design para games, sob a coordenação da professora Márcia Battistella.

“Com pesquisa e muito estudo professores e alunos apresentam neste jogo toda a imaginação e criatividade que a técnica permite para a elaboração do game. É um desafio estarmos online com este projeto para as crianças e adolescentes, e ao mesmo tempo gratificante, pois permitiu, neste ano, que alunos de outras cidades pudessem participar”, frisou Marcia Battistella.

“Não é apenas um jogo, é parte de uma jornada criativa, divertida e mágica. Permitimos que nossos alunos usassem a imaginação e assim construímos grandes coisas, construímos sonhadores para um mundo melhor”, avaliou a professora Marina Cacer Leite.

Depoimentos

“Essa experiência nas aulas me deixou interessado em focar nisso de maneira mais séria e, tentar uma carreira”, disse um dos alunos João Vitor de Carvalho Filgueiras Ferreira, 15 anos.

Para Bianca Baggio Souza, 13 anos, “foi bom sair da minha zona de conforto, experimentando coisas novas. A parte da história foi simples construir, em colaboração com a turma, fizemos votações então isso ajudou no trabalho em equipe”, lembra.

O aluno de 13 anos, Nicollas Cane Seula gostou de todas as fases de construção do jogo. “É bem legal, desde programar, até fazer a arte de um novo jogo. Até que bem difícil, mas fica incrível no final, então, vale muito à pena. Além de que, a arte do jogo é bem legal de fazer, porque o céu é o limite”, disse.

Pietra Lopes, 15 anos, avaliou sua participação: “achei realmente produtivo, aprendi coisas que não sabia tanto, principalmente na criação de um jogo e game design. Ter ajudado a criar esse jogo, foi bem legal para mim”.

Sobre o SC Games

O Projeto Novos Talentos ocorre no contexto do Programa SC Games, uma iniciativa do Governo de Santa Catarina em prol do desenvolvimento do setor games e entretenimento digital.

O projeto tem o intuito de unir forças para inserir o Estado de forma consistente neste segmento da economia da cultura, assim tornar Santa Catarina um Polo Produtor de Games e Entretenimento Digital reconhecido mundialmente. No Projeto, os alunos são estimulados, além da pesquisa, ao empreendedorismo e projetos inovadores. O Projeto oferece cursos de programação básica, programação avançada, artes 2D e Game Design gratuitos para a sociedade catarinense, com certificados.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, FEESC, UNIVALI, ACATE,SENAI, Prefeitura Municipal de Florianópolis. E patrocínio da empresa PalMsoft.

Serviço

O QUE: Lançamento do game: Aurora’s time
QUANDO: 21 de dezembro, às 16 horas
ONDE: Online na plataforma twitch do Projeto SCGames: https://www.twitch.tv/projeto_scgames?sr=a

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support