Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Agentes são capacitados para...

Agentes são capacitados para atender o Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) capacitou cerca de 50 técnicos para trabalharem com o  Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. Os cursos foram ministrados pelos analistas Bernardo Trovão, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e Aline Menke, do Ministério do Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 27, em Chapecó, e sexta-feira, 28, em Florianópolis. “O cadastro é uma importante ferramenta para o planejamento ambiental e regularização”, comentou o secretário em exercício da SDS, Christiano Lopes de Oliveira.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais após a aprovação do Novo Código Florestal brasileiro em 2012. Seu objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Os agentes capacitados atuam em órgãos governamentais, como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma), associações de municípios de todo Estado, universidades, entre outros. “O próximo passo será ir em todas as regiões catarinenses, com apoio das SDRs e outros parceiros, para que o cadastro chegue aos municípios”, declarou o gerente de Recursos Mineiras da SDS, José Emídio Trilha.

 

Informações adicionais:
Michele Nunes de Oliveira
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável 
E-mail:michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support