Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Adoção – Como Funciona

Adoção – Como Funciona

Confira as etapas para entrar com o processo de adoção.

O que é ?

Confira todos os passos e documentos necessários para dar início ao processo de adoção de uma criança ou adolescente em Santa Catarina.

Quais requisitos devo cumprir ?

Todo processo de adoção tem início a partir da inscrição dos interessados no Cadastro de Pretendentes à Adoção do fórum da comarca de residência.

Como fazer ?

No fórum da comarca de residência do interessado.

Quais documentos são necessários ?

Identidade, CPF, Requerimento, Estudo social elaborado por técnico do Juizado da Infância e da Juventude do local de residência dos pretendentes, Certidão de antecedentes criminais, Certidão negativa de distribuição cível, Atestado de sanidade física e mental, Comprovante de residência, Comprovante de rendimentos, Certidão de casamento (ou declaração relativo ao período de união estável) ou nascimento (se solteiros), Fotos dos requerentes (opcional) e outros documentos que a autoridade judiciária possa achar pertinente. OBS.: Os documentos deverão ser apresentados em original ou fotocópia autenticada.

Quanto custa ?

Todo processo de adoção no Juizado da Infância e da Juventude é gratuito.

Quem oferece este serviço ?

CGJ – Corregedoria Geral de Justiça

Informe-se aqui

Mais Informações

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support