Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Ação conjunta realiza Operação...

Ação conjunta realiza Operação Abastecimento Seguro em Caçador 

O Governo de Santa Catarina participou da operação Abastecimento Seguro realizada em Caçador que intensificou a fiscalização nos postos de combustíveis. A ação foi organizada em conjunto pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Procon Estadual, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Procon municipal e contou com a colaboração da Polícia Militar. Ao todo, nos dias 16, 17 e 18 de maio, foram fiscalizados 12 postos, sendo constatadas pequenas irregularidades.

O Imetro SC verificou 73 bicos de abastecimento, sendo um interditado por erro de vazão abaixo do índice estabelecido, dois reprovados por não desligar em 60 segundos e um aferidor com vazamento no vidro.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, argumenta que este controle das medidas das bombas é importante para o consumidor, mas também é fundamental para a justa concorrência no mercado de combustível de Santa Catarina.

“Foi uma ação conjunta a convite do Procon Municipal, onde a intenção é dar uma garantia ao consumidor e a concorrência leal. Estas operações apresentam uma eficácia positiva, pois em uma ação é possível verificar a qualidade do combustível, se a quantidade marcada na bomba é realmente o que está sendo cobrado do cliente e se os direitos do consumidor estão sendo assegurados” avalia o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez.

Foram emitidos cinco autos de constatação pelo Procon de Caçador e dois autos de notificação pelos agentes fiscais do Procon Estadual, por motivos de falta de precificação dos produtos expostos, apresentação de documentos e falta de alvará de funcionamento. 

Quanto à Agência Nacional de Petróleo ANP, foram quatro autos de Infração passível de multa: falta de equipamento de análise, falta de termodensímetro, abastecer em galão inapropriado, falta de balança para pesagem de GLP, 3 medidas reparadoras de conduta, não geram multa: falta de adesivo e placas informativas.

“Tivemos uma operação muito importante no nosso município, tirando a dúvida de todos os consumidores, pois todos se perguntavam se nossos postos de combustíveis estavam dentro da legislação, ressaltamos que o nosso compromisso quanto Procon é defender o direito dos Consumidores, por isso o trabalho deve ir muito além de verificar o preço, com essa força-tarefa, podemos dizer aos consumidores caçadorenses que a quantidade que se paga, aqui se leva, e que o combustível atende aos índices de qualidade exigidos pela ANP”, complementa Cleyton.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support