Blumenau comemora sete anos do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher
Fotos: Divulgação/PMSC
O programa Rede Catarina de Proteção à Mulher comemorou o sétimo aniversário de atuação em Blumenau nesta quinta-feira, 28. O projeto, que visa prevenir violência doméstica e familiar contra a mulher, já atendeu mais de cinco mil mulheres na cidade.
Lançado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em 2016 na cidade de Chapecó, o programa Rede Catarina de Poteção à Mulher faz parte da gama de programas preventivos da PMSC e foi idealizado com base em práticas bem-sucedidas em todo o Brasil, como o Guardião Maria da Penha. A partir daí, o programa se expandiu por todo o estado, sendo implantado em Blumenau em novembro de 2017.
Desde então, o programa Rede Catarina já acompanhou mais de 6 mil processos com pedidos de medidas protetivas de urgência e já atendeu mais de 5.300 mulheres, vítimas de violência doméstica ou familiar. Atualmente, a Polícia Militar, acompanha mais de mil medidas protetivas válidas em Blumenau, através do programa.
O programa visa prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo baseado em três eixos: Ações de proteção, Policiamento direcionado ao problema e Solução Tecnológica.
Para comemorar os 7 anos da implementação do Rede Catarina em Blumenau, foi realizado um evento com mulheres que já foram ou estão sendo atendidas pelo Programa. Na oportunidade, houve uma palestra com uma psicóloga com o tema “Você É a Sua Maior Prioridade”.
O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades que fazem parte das instituições ligadas pela proteção da mulher vítima de violência doméstica, como representantes do Poder Judiciário, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da OAB Por Elas e da Câmara Legislativa de Blumenau.
O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, ressaltou a importância do programa para a população de Blumenau e ressaltou o orgulho que sente pelo trabalho desenvolvido em busca de proteger mulheres vítimas de violência doméstica.