Novembro Azul: Secretaria da Saúde alerta para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71 mil novos casos da doença para 2024.
Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina e Santa Catarina tem registrado aumento no número de óbitos pela neoplasia.
Por conta desses índices, neste Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância do diagnóstico precoce e o rastreamento deste tipo de câncer.
Em Santa Catarina, em onze meses deste ano foram registrados 623 óbitos em decorrência do câncer de próstata. Este número já é maior que nos anos anteriores, com 606 e 542 mortes, respectivamente, em 2023 e 2022. Os dados constam no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, com dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Por essas razões, o acompanhamento constante e o exame para detectar o câncer são fundamentais, como explica a Chefe de Divisão de Vigilância de DANT e Coordenadora Estadual dos Registros de Câncer, Maria Fernanda Regueira Breda:
SONORA