Defesa Civil de Santa Catarina atualiza condições hidrológicas e geológicas no estado
Os altos volumes previstos de chuva previstos para esta quinta, 2, e sexta, 3, trazem risco alto para enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense.
Entre esta quinta e sexta-feira, são esperadas elevações significativas nos níveis dos rios nestas regiões, principalmente para o Rio Uruguai em municípios de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecozinho e do Peixe.
Nestas bacias, o risco também é alto para enxurradas, principalmente em áreas mais próximas às cabeceiras das bacias, e em riachos e ribeirões que atravessam as cidades.
Para as bacias do Litoral Sul, principalmente dos Rios Mampituba e Araranguá, e do Rio Canoas, na região do Planalto Sul, o risco é alto para enxurradas e moderado para inundações.
O hidrólogo da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil Dieyson Pelinson fala sobre as condições das bacias mais afetadas pelas chuvas e passa orientações à população:
SONORA