Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. 11º Encontro Catarinense de...

11º Encontro Catarinense de Capoeira Especial ocorre em Brusque

Após três anos em formato virtual, a 11º edição do Encontro Catarinense de Capoeira Especial retorna ao formato presencial. O evento ocorre nesta quinta-feira, 17, em Brusque e deve reunir cerca de 200 pessoas com deficiência. O Encontro é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e pela Apae de Brusque. 

Nesta edição também serão celebrados os 20 anos de prática de capoeira nas Apaes de Brusque (início em 2000) e Biguaçu (início em 2001), datas que não foram celebradas devido à pandemia.

Na programação estão previstas apresentações das instituições participantes, rodas de capoeira coletiva, roda de instrumentalização e cantoria de capoeira, interações com jogos em duplas, entre outras atividades. 

Criado em 2012 pela FCEE e com formato itinerante, o Encontro Catarinense de Capoeira Especial já foi realizado em diversas cidades de Santa Catarina, como São José, Brusque, Nova Veneza, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Camboriú.

A capoeira é um importante instrumento educacional para a integração dos alunos e aprendizes da Educação Especial na sociedade. As aulas práticas para pessoas com deficiência são realidade no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e em APAEs de diversos municípios catarinenses.

“Nos encontros presenciais, são 200 pessoas com deficiência, em média, jogando capoeira num momento de muita descontração. E não há cidadão que tenha um mínimo de sensibilidade que não se emocione quando essas pessoas se juntam para desfrutarem dessa prática que é um patrimônio cultural da humanidade”, afirma o coordenador do Centro de Educação Física da FCEE, Fernando Bueno, o mestre Tuti, que desenvolve o trabalho de capoeira na FCEE desde 2012 e desde 2001 na APAE de Biguaçu.

Serviço:

11º  Encontro Catarinense de Capoeira Especial

17 de novembro de 2022

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Arena Multiuso Brusque – Rua Gentil Batistti Archer, 447  – Centro / Brusque

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support